5 Maio, 2017

RISKART: Avaliação de Obras de Arte e Objetos Especiais

A LF4, Consultoria e Auditorias Técnicas, disponibiliza um serviço inovador e exclusivo aos proprietários de obras de arte através de soluções direcionadas para a avaliação do risco associado às mesmas, a coleções privadas e objetos de elevado valor comercial.

A LF4 dispõe de peritos avaliadores, com vasta experiência nesta área de intervenção, que estão habilitados a efetuar uma série de procedimentos para uma correta contratualização da apólice do seguro adequada ao valor dos bens seguros, nomeadamente:

  • Avaliação fidedigna das obras de arte;
  • Certificação da autenticidade;
  • Fixação do respetivo valor comercial;
  • Inventariação dos bens seguros

Os seguros de obras de arte constituem um valor acrescentado e são indispensáveis, não devendo deixar de ser contratados pelos custos que acarretam, uma vez que estes bens são demasiado valiosos – monetária, social, histórica e culturalmente – para serem marginalizados.

“Como a arte assume a forma de bens materiais e tangíveis, há riscos relacionados com a fisicalidade dos objetos (…). Uma obra de arte que foi perdida através de dano ou roubo, nunca poderá ser substituída por causa da natureza única dos bens desta classe. No entanto, o valor financeiro do investimento pode pelo menos ser protegido, até um certo nível, com o seguro adequado.” (Fischer, 2010:197)

Os peritos avaliadores da LF4 estão em constante formação através da atualização de conhecimentos de modo a estarem a par de novas publicações, estudos na matéria e recentes métodos de análise laboratorial de bens artísticos, que conduzem a uma avaliação exata do real valor do bem.

A avaliação de risco permite identificar as falsificações bem como possíveis restauros fraudulentos, que podem resultar em avultados prejuízos em caso de sinistro. Assim, com uma correta avaliação de risco efetuada ao bem, o segurado tem a certeza que ao bem seguro é atribuído um valor, que consta na apólice, e que deve corresponder ao valor comercial do bem.

Ao efetuar a peritagem às obras de arte, a LF4 analisa numerosos fatores tais como classe, natureza, valor, dimensão, volume, peso, bem como, as medidas adotadas para a prevenção de danos (tais como alarmes, sistemas de incêndio) e ainda a análise das medidas de conservação, ou desgaste natural da obra de arte.

A carência da avaliação fidedigna inicial de um bem artístico origina, frequentemente, a falta de entendimento entre as partes – seguradora e segurado – e a consequente necessidade de intervenção das instâncias judiciais para a resolução do conflito.

Atuamos no território nacional, através de uma resposta rápida e eficaz a todas as solicitações, quer se localizem em Portugal Continental ou nos Arquipélagos da Madeira e Açores.